Conheça as obras que fazem parte do projeto Luzes de Natal que colore a Praça da Liberdade

luzes praça da liberdade
Cerca de 30 mil pessoas celebraram a chegada do Ano Novo com música, artes visuais, dança, afromineiridade e cozinha mineira em BH (Gustavo Simões/Divulgação)

Inaugurada no último sábado (2), a tradicional iluminação natalina que já virou cartão postal de Belo Horizonte segue encantando o público até o próximo dia 6 de janeiro. O projeto Luzes de Natal da Praça da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade, do Governo de Minas e Cemig.

A expectativa é que o evento atraia meio milhão de pessoas. Além disso, ao todo, serão criadas mais de 300 oportunidades de trabalho entre artistas e fornecedores.

Neste ano, o projeto homenageia ícones das artes de Minas Gerais. Uma réplica iluminada do 14 Bis, de Santos Dumont, pilotada pelo Papai Noel, e os profetas de Aleijadinho reproduzidos em neon são alguns dos atrativos.

Conheça abaixo cada um dos espaços:

Espaço Alma

Neste local estão presentes elementos típicos do Natal representados em luzes, como um presépio de neon em tamanho natural, e o Coreto da Praça, que se transformou na Casa do Papai Noel, incluindo um espetáculo com neve artificial, realizado a cada 30 minutos. Árvores de natal em grandes proporções e um túnel multicolorido complementam a experiência imersiva, criando um caminho mágico.

Matheus Matta Machado/Divulgação

Jardim da História

Este espaço presta homenagem a um dos artistas mineiros mais reverenciados de todos os tempos: o Aleijadinho. A reprodução iluminada dos Doze Profetas, conjunto de esculturas em pedra-sabão, produzidas entre 1800 e 1805 pelo artista para o adro da Igreja de Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas, é uma atração à parte. O Chafariz, outro ponto que chama bastante atenção do público, recebe uma intervenção com uma tecnologia de luzes que são acionadas de forma sequenciada, simulando pássaros em revoada.

Matheus Matta Machado/Divulgação

Jardins das Artes

Reproduções de obras de arte do acervo da futura Pinacoteca de Minas Gerais, com um recorte que remete ao Natal, em painéis de led, proporcionam um espetáculo à parte. O espaço conta, ainda, com uma instalação sonora que homenageia a tradição musical do Estado.

Criada com tubos de PVC e inspirada no trabalho do Grupo Uakti, um dos maiores exemplos da criatividade brasileira na música, a instalação celebra o toque dos sinos das igrejas e o ofício dos sineiros, parte patrimônio histórico imaterial de MG.

O Jardim das Artes também receberá reproduções em neon de parte do conjunto arquitetônico de maior destaque em BH, como Mineirão, Viaduto Santa Tereza, Edifício Niemeyer, Serra do Curral e Igreja da Pampulha, entre outros.

Ciências

No quadrante dedicado à Ciência, a fonte da Praça será transformada por projeções a laser multicoloridas proporcionando um show de luzes em suas águas.

Matheus Matta Machado/Divulgação

Alameda Travessia

Ela conecta todas as áreas da Praça da Liberdade, criando um céu de estrelas, e recebe escultura criada pelo artista plástico Zé do Arame, de Ouro Preto, uma reprodução do 14 Bis em homenagem a Santos Dumont, que se veste de Papai Noel e distribui presentes. A escultura conta com iluminação cênica com transições de cores, tornando-a dinâmica.

Em cada um destes espaços acima, há a presença de um QR Code, com audiodescrição e informações complementares sobre cada uma das obras/intervenções. A programação se estenderá até 6 de janeiro, quando haverá um grande encontro de Folias de Reis marcando o encerramento do Natal da Mineiridade 2023 em cortejo de celebração às tradições populares.

Matheus Matta Machado/Divulgação
Edição: Lucas Negrisoli
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!