TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Dona do Birosca e Gata Gorda, Chef Bruna Martins vai abrir restaurante de comida portuguesa em BH

22/07/2026 às 14h51 - Atualizado em 22/07/2026 às 14h54
bruna martins
(Divulgação/Victor Schwaner)

A dona de restaurantes queridinhos de Belo Horizonte, como o Birosca, o Gata Gorda e o findado Florestal, vai abrir um novo estabelecimento focado em comida portuguesa na capital mineira. A novidade foi divulgada pela própria chef Bruna Martins por meio de uma entrevista à revista Vogue.

De acordo com Bruna, o Viralata deve ser inaugurado nos próximos meses, com a proposta de misturar referências da culinária portuguesa e da mineira, mas de uma forma criativa, e não tradicional.

A ideia surgiu porque, em Portugal, é muito comum vender conservas em lata, como atum ou sardinhas, em embalagens bonitas, que muitos turistas acabam levando para a casa como lembrança de viagem. Em Minas Gerais, por outro lado, existe uma tradição antiga da carne de lata. Percebendo a conexão entre esses dois costumes, a empresária decidiu transformá-la no conceito do restaurante.

Além disso, conforme a entrevista, o nome Viralata também traz um significado por trás: ele faz referência ao chamado “complexo de vira-lata”, expressão criada por Nelson Rodrigues para descrever a sensação de inferioridade que alguns brasileiros têm em relação a outros países.

A proposta dela é justamente inverter essa lógica: em vez de copiar a culinária portuguesa de forma tradicional, ela quer criar uma cozinha que coloque Brasil e Portugal em diálogo, valorizando a identidade brasileira, especialmente a mineira, com irreverência, inovação e bom humor.

Florestal fecha as portas em BH

Enquanto novos ciclos se iniciam para Bruna, outros se fecham. Após quatro anos de funcionamento na avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, o Florestal encerrou as atividades no dia 21 de junho de 2026.

O local se tornou referência na cena gastronômica da capital ao apostar em pratos autorais centrados em vegetais, sem deixar de oferecer opções com carne. A proposta também valorizava ingredientes fornecidos por microprodutores e agricultores familiares.

Em publicação no Instagram, a equipe definiu o fechamento como o encerramento de “um projeto lindo, plantado e colhido por muitas mãos”. No texto, o restaurante afirma que prefere transformar o último mês de funcionamento em um período de celebração e despedida.

“Estamos tristes e nostálgicos e também felizes e orgulhosos do que cultivamos aqui: uma gastronomia original e de qualidade, em um ambiente acolhedor, alegre e cheio de vida”, diz trecho da publicação.

O Florestal também destacou o impacto do espaço para além da gastronomia, mencionando a ocupação da praça onde funcionava o restaurante e as relações construídas ao longo dos quatro anos de atividade.

Birosca se muda para o Lourdes

Em 2025, a empresária também decidiu mudar o endereço do Birosca. Após 13 anos de história no Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, o local passou a funcionar no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da capital mineira. 

Já em tom saudoso, Bruna disse em seu perfil nas redes sociais que não é um adeus, mas, sim, um até logo. “Santa Tereza é parte da minha identidade. É onde moro com minha família há mais de uma década e onde estou construindo minha primeira casa própria. E o espaço que ocupamos hoje vai continuar existindo — e, com o tempo, quem sabe, receberá outra história tão bonita quanto a nossa”, escreveu.

Bruna explicou que a novidade faz parte de uma necessidade de mudança. “Começamos a escrever o próximo capítulo: um novo endereço, uma nova esquina, uma nova casa… e o mesmo amor pela cozinha e por Belo Horizonte”.

“Esse é um passo consciente, pensado com muito cuidado. Um recomeço que representa crescimento e novos desafios, mas que carrega, em cada detalhe, tudo o que o Santa Tereza nos ensinou. Nada do que sou hoje teria sido possível sem esse bairro. Toda conquista da Birosca carrega o DNA do Santê — e isso nunca vai mudar”, compartilhou Bruna.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ