PBH disponibiliza 18 leitos da Santa Casa para tratar pacientes de Manaus

santa casa bh
Pacientes serão tratados na Santa Casa (Amanda Dias/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que vai disponibilizar 18 leitos de UTI para pacientes vindos de Manaus, no Amazonas. A transferência foi um pedido do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, e foi autorizada pelo Executivo municipal nesta quarta-feira (3) como uma tentativa de ajudar a amenizar a crise na rede de saúde que assolou a cidade. Os amazonenses serão tratados na Santa Casa.

Os pacientes serão transferidos para os leitos de UTI dedicados a tratar outras doenças, e não a Covid-19. Mesmo assim, todos vão passar por testes para detectar o vírus ainda no aeroporto. Já em BH, eles ainda ficarão em quarentena, em uma área devidamente isolada dentro do hospital. Aviões da Força Aérea Brasileira serão mobilizados para realizar as transferências.

‘Que país é esse?’

Ainda no último mês, mobilizado pelo colapso da saúde em Manaus, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) já havia colocado os leitos de UTI da rede de BH à disposição para receber bebês vindos do Amazonas. Na ocasião, Kalil publicou em seu perfil no Twitter um anúncio de que as vagas estariam disponíveis para receber as crianças. “Estou perplexo e indignado. Que país é esse?”, completou Kalil, à época.

Apoio conjunto

Ainda em janeiro, o governador Romeu Zema (Novo) também demonstrou solidariedade à situação de Manaus. Ele anunciou que o estado iria disponibilizar leitos de UTI para atender crianças do Amazonas pouco depois de o governo do estado fez um pedido aos outros estados brasileiros para transferir pelo menos 60 bebês prematuros para outros hospitais.

Os pacientes destinados à rede estadual de saúde já estão em Minas Gerais, internados em centros intensivistas do Triângulo Mineiro.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!