Santa Casa de BH reabre 50 leitos de CTI atingidos por incêndio

Incêndio na Santa Casa
Incêndio resultou na morte de três pacientes (Marcus Coelho/Divulgação)

A Santa Casa de Belo Horizonte celebra, nesta segunda-feira (21), a reabertura dos 50 leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) que foram desativados após o incêndio que atingiu o hospital em junho. A instituição realizou uma campanha de financiamento coletivo para recuperar os recursos perdidos.

Em evento que simboliza a reabertura dos leitos, o provedor da Santa Casa de BH, Roberto Otto, comemorou a conquista. “Nós só conseguimos vencer isso com o apoio da sociedade. Nosso conselho, as pessoas físicas, mais de 1.200 pessoas doaram”, declarou.

O médico intensivista Cláudio Dornas, coordenador do CTI do hospital, também falou sobre os desafios enfrentados após o incêndio que matou três pacientes que não resistiram à transferência de leitos.

Financiamento coletivo

Em agosto deste ano, a instituição lançou a campanha “Santa Causa”. O projeto teve como meta arrecadar R$ 5,4 milhões para obras de recuperação e revitalização, no sistema de climatização, equipamentos e mobiliários para o 10° andar.

De acordo com o site da campanha, R$ 2.225.711 foram arrecadados, cerca de 41% da meta.

Incêndio na Santa Casa

Três pacientes morreram após o incêndio que atingiu a Santa Casa de Belo Horizonte no dia 27 de junho deste ano.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as mortes não foram decorrentes de queimaduras, asfixia ou algum ferimento direto causado pelo fogo. As vítimas eram enfermos em estado grave do CTI e não teriam resistido à transferência.

Ainda segundo a corporação, o incêndio iniciou na saída de oxigênio do 10° andar. Onze funcionários ficaram internados em observação, e dois deles tiveram que ser levados para o CTI.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!