AGU notifica IstoÉ por capa que associa Bolsonaro a Hitler e sugere nova edição

Sugestão de capa
Órgão reuniu elementos a serem incorporados em próxima edição, como direito de resposta (Reprodução/AGU)

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial à revista IstoÉ pedindo direito de resposta pela capa que associou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Adolf Hitler. O órgão ainda enviou uma nova arte para a substituição da capa. As informações foram divulgadas pelo Jota.

A capa da edição da última sexta-feira (15) da revista trouxe o presidente da República com um penteado semelhante ao do líder da Alemanha nazista. Em vez do famoso bigode de Hitler, a palavra “genocida” aparece cravada bem abaixo do nariz de Bolsonaro.

Na notificação extrajudicial, a AGU argumenta que “essa veiculação não condiz com a verdade dos fatos” e que “a notícia veiculada atinge direta e indevidamente a imagem do Presidente da República, como chefe de Estado e do governo no país e no exterior”.

O órgão ainda aponta que a IstoÉ “atacou as instituições Presidência da República e Governo do Brasil de um modo sem precedentes, com o artifício mais baixo e arrogante do debate político, explorando a um só tempo a dor do povo judeu e a dor de quem perdeu pessoas amadas na Covid”.

Capa de Bolsonaro by Metropoles

Nova capa

Além de se manifestar contra a capa da IstoÉ, a Advocacia-Geral da União também reuniu elementos a serem incorporados na próxima edição da revista, como direito de resposta. Para o órgão, no lugar do título da reportagem principal, “Arquiteto da tragédia”, deve estar o texto “Vidas, empregos, dignidade”.

A notificação ainda contém uma nova ilustração para a capa da revista, uma montagem com diferentes imagens do presidente Jair Bolsonaro acenando, abraçando outras pessoas e participando de desfile no dia 7 de setembro, além do texto: “Governo Bolsonaro defendeu a vida, o emprego, a liberdade e a dignidade”.

Capa
AGU sugeriu nova capa para edição da revista (Reprodução/AGU)

“A eventual recusa no atendimento da presente notificação, no prazo de 7 (sete) dias, caracterizará […] o interesse jurídico para a propositura da ação judicial correspondente”, completa o texto. Leia o documento, divulgado na íntegra pelo Metrópoles, aqui.

A notificação extrajudicial, emitida nessa segunda-feira (18), foi assinada por Bruno Bianco Leal, advogado-Geral da União, Vinícius Torquetti Domingos Rocha, procurador-Geral da União, e Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa, adjunto do advogado-Geral da União.

A capa da IstoÉ

A revista IstoÉ trouxe, na capa da sexta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro em uma comparação a Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista. Pouco após a revista começar a circular, muitos apoiadores do presidente da República criticaram a publicação.

Capa da IstoÉ
Revista associou presidente da República a Adolf Hitler (Reprodução/IstoÉ)

A IstoÉ traz como destaque o fato de Bolsonaro declarar que não vai se vacinar contra a Covid-19 e questiona sua responsabilidade diante da pandemia. A edição também destaca que a CPI da Covid deve apontar Bolsonaro por 11 crimes cometidos em sua gestão na pandemia, como genocídio e charlatarismo.

A revista avisa que “a história já deu seu veredito, mas falta a Justiça condená-lo”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!