Apesar dos altos números da Covid, CDL-BH pede que comércio siga aberto

CDL BH exige comercio aberto
Comércio fechado devido pandemia do coronavírus (Amanda Dias/BHAZ)

O anúncio do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), feito na tarde desta quarta-feira (6), informando sobre o fechamento da cidade gerou reivindicação. A CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) publicou há pouco em sua página oficial que enviou ofício à Prefeitura. A CDL exige a permanência do comércio aberto. 

Kalil anunciou, em vídeo, que os serviços não essenciais estariam proibidos de abrirem as portas a partir da próxima segunda-feira (11). A CDL argumenta que “não há nenhum dado que correlacione o aumento do número de casos graves com a reabertura do comércio ocorrida no segundo semestre do último ano.”

A Câmara acredita que os fatores que causam alta nos números de casos da covid não tem conexão direta com o funcionamento do comércio. Apesar da explicação, a CDL não apresentou, na publicação, nenhum fato que comprove essa afirmação. A Câmara reinvidica também a abertura dos leitos que foram fechados durante a flexibilização do isolamento. Os leitos foram fechados na época por conta da baixa nos números de óbitos e infectados.

Números alarmantes

No mesmo dia em que Minas Gerais registrou o maior número de pessoas infectadas pela Covid-19 em 24 horas (leia aqui), BH bateu o recorde de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da doença, pelo terceiro dia consecutivo, nesta quarta-feira (6).

De acordo com boletim epidemiológico, divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). hoje, 86,1% dos leitos de UTI de Covid-19 estão ocupados. O nível ainda segue em vermelho no estado de alerta, enquanto a ocupação dos leitos de enfermaria para a doença está em 63,9%.

A nova taxa de ocupação de UTIs supera o recorde anterior registrado ontem (5), de 83,5%. Já na segunda-feira (4), o número registrado também havia sido o maior desde então, com 80,5% de ocupação. Hoje, BH tem 65.848 casos confirmados de Covid-19 e 1.915 pessoas já morreram em decorrência da doença. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico da PBH, 3.637 casos estão em acompanhamento e 60.296 pessoas se curaram da doença causada pelo novo coronavírus.

indicadores monitoramento covid
Ocupação de UTI bateu recorde pelo terceiro dia consecutivo (Reprodução/PBH)

Nota da CLD/BH na íntegra

Belo Horizonte, 6 de janeiro de 2021 – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) enviou no início da noite desta quarta-feira ofício à Prefeitura reivindicando a permanência do comércio aberto.

No documento, a entidade reafirma que não há nenhum dado que correlacione o aumento do número de casos graves com a reabertura do comércio ocorrida no segundo semestre do último ano. O que observamos é que há uma conjuntura de fatores que direcionam à elevação do número de casos, graves ou não, mas que não apresentam conexão direta com o funcionamento do comércio na capital.

Além disso, a CDL/BH reivindica também a reativação de leitos que foram desativados. Segundo a entidade, em 4 de agosto, data em que teve início a reabertura gradual do comércio, tínhamos 424 leitos de UTI para tratamento de Covid-19, com uma taxa de ocupação de 85,8, o equivalente a 364 leitos.

Ontem, 5 de janeiro, o Boletim Epidemiológico da Prefeitura mostrou que temos atualmente 247 leitos de UTI, com uma taxa de ocupação de 87,9, o equivalente a 217 leitos. Foram fechados 177 leitos, ou seja, uma redução de mais de 40%. “Caso os 424 leitos estivessem funcionando, hoje teríamos uma taxa de ocupação de 51%, índice bem abaixo do atual”, afirmou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. A CDL/BH está computando somente os leitos da Rede SUS. 

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!