América soma apenas 2 pontos e faz pior campanha brasileira da história da 1ª fase da Libertadores

américa libertadores futebol
Coelho não conseguiu vencer na Libertadores 2022 (Mourão Panda/América)

A primeira participação do América na Libertadores começou promissora, mas terminou de forma melancólica na noite de ontem (25), com a derrota para o Independiente del Valle por 3 a 0. Após duas vitórias nos pênaltis nas fases preliminares do torneio, o time não engrenou na fase de grupos e somou apenas 2 pontos.

Com quatro derrotas, dois empates e nenhuma vitória, o Coelho protagonizou a pior campanha de um clube brasileiro na fase de grupos do torneio continental.

Comparativo

Nesses seis jogos, o América fez apenas 6 gols e sofreu 13, originando um saldo negativo de 7 gols na Libertadores. O desempenho do time alviverde foi semelhante aos de Bangu (1986) e Vasco (1985): porém, os cariocas tiveram saldo de gols maior do que o mineiro.

Entre os outros dois principais times mineiros, o Atlético registra a sétima pior campanha brasileira na fase de grupos. Em 1972, fez apenas 4 pontos. O Cruzeiro, por sua vez, é o único time do Brasil que nunca foi eliminado da Libertadores nesta fase da competição.

Começo animador

Desde o início da primeira participação americana na Libertadores, o goleiro Jailson foi o grande destaque do time, com defesas difíceis importantes. Nas duas disputas de pênaltis na fase preliminar do torneio, ele defendeu cobranças dos adversários e foi fundamental nos triunfos contra o paraguaio Guaraní e o equatoriano Barcelona de Guayaquil. Na emoção, o Coelho se classificou para a fase de grupos da Liberta.

Caminho ruim

Porém, o clube não conseguiu engrenar ao longo dos jogos. Contra o Independiente del Valle, o Coelho não converteu as chances em gols e sofreu a derrota por 2 a 0, em pleno Independência. No segundo duelo, começou vencendo o Galo no Mineirão, mas levou o empate. Já contra o Tolima, a equipe ficou duas vezes em vantagem, mas sofreu a virada no último minuto.

Nos jogos de volta, a campanha foi semelhante. O Atlético venceu o segundo clássico mineiro. Contra o Tolima, a equipe de Mancini foi para o “tudo ou nada”, fez dois gols, mas sofreu o empate e perdeu as chances de avançar às oitavas. Apenas cumprindo tabela na última rodada, o time perdeu para o Independiente del Valle por 3 a 0 fora de casa e encerrou a sua atuação no campeonato.

‘Vamos continuar lutando’

Porém, após o jogo de ontem (25), o América transmitiu orgulho de ter participado da Libertadores e prometeu voltar para o torneio no futuro. “Não eram os resultados que buscávamos na competição, mas nossa cabeça segue erguida”, postou a conta oficial.

Repercussão

Nas redes sociais, alguns torcedores apoiaram o clube, mas outros usuários fizeram piadas com a situação na Libertadores: “ser América é bom demais, eu te amo”, defendeu um torcedor. “Fiquem tristes não, o feito histórico veio”, brincou um usuário. Leia alguns comentários:

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!