‘Estoy Pezzolanizado’: Cinco motivos que fizeram o técnico uruguaio conquistar a torcida do Cruzeiro

pezzolano cruzeiro pezzolanizados
Aproveitamento do Cruzeiro de Pezzolano supera 70% (Staff Images/Cruzeiro)

Quem acompanha futebol nas redes sociais costuma se deparar com diversas “zoeiras” das torcidas. Um dos protagonistas do elenco do Cruzeiro, o técnico uruguaio Paulo Pezzolano, recebe muitas brincadeiras bem-humoradas, e claro, demonstrações de apoio da Nação Azul. O famoso meme “Yo estoy maluco, estoy na chuva” já foi adaptado pelos usuários da Raposa, que completam a frase com “Estoy Pezzolanizado”.

Mas afinal, o que deixou a torcida “Pezzolanizada”? Desde o bom desempenho do clube até a personalidade do treinador, o BHAZ listou cinco razões que contribuem para a boa relação da torcida com o comandante nesta temporada.

Melhor mandante e visitante

Após nove rodadas, o Cruzeiro é líder da Série B, com 22 pontos em 27 possíveis. Depois da derrota para o Bahia na estreia, a Raposa engrenou a sequência invicta: venceu o Brusque, empatou com a Tombense e triunfou seis vezes seguidas contra Londrina, Chapecoense, Grêmio, Náutico, Sampaio Corrêa e Criciúma.

Junto a Operário e Sampaio, a “tropa do Pezzolano” tem o segundo melhor ataque da competição, com 10 gols. Além disso, possui a melhor defesa junto a Vasco e Sport, com apenas três gols sofridos em nove jogos.

Jogando em casa, o Cruzeiro ainda não foi vazado na Série B; e adicionando a Copa do Brasil, não sofre gols há sete duelos seguidos. Confira detalhes do melhor mandante e visitante neste início de Série B:

CRUZEIRO NA SÉRIE BMANDANTEVISITANTE
Vitórias43
Derrotas01
Empates01
Gols feitos55
Gols sofridos03

Mineiro e Copa do Brasil

Sob a gestão da SAF de Ronaldo e o comando de Pezzolano, o time celeste voltou a disputar a final do Campeonato Mineiro pela primeira vez desde 2019. Já na Copa do Brasil, a equipe conquistou uma vaga nas oitavas de final após duas temporadas de eliminações precoces.

A retomada dos bons resultados e a melhora do ambiente no Cruzeiro contribui para a relação do time com a torcida. Além disso, com o público mais acostumado a assistir boas atuações em campo, também aumenta a confiança em relação ao uruguaio, que se sente mais tranquilo para aplicar sua filosofia no futebol.

Animação e elogios à torcida

Frequentemente, o treinador rasga elogios à Nação Azul, seja em postagens nas redes sociais, seja em conversas com a imprensa, como por exemplo, a entrevista recente ao jornalista Samuel Venâncio.

“É uma torcida com muita paixão. Você escuta a torcida e tem vontade de pular, de correr. É uma torcida que puxa muito os jogadores em campo, e que eles não deixem de puxar”, declarou. Vale lembrar que em diversos jogos, ele faz questão de comemorar os gols junto aos jogadores e à torcida (vídeo abaixo).

Segundo o técnico, o público empurra o time de forma impactante: “Falo sinceramente, de coração: é o jogador número 12. E você vê que quando o time não está bem no jogo, mas eles seguem, seguem, seguem, você escuta a torcida puxando e isso ajuda muito. Que essa paixão nunca acabe, e nunca vai acabar”.

Tanto em BH quanto em outras cidades, a torcida do Cruzeiro vem marcando forte presença nos estádios para assistir ao time treinado por Pezzolano. Na vitória por 2 a 0 contra o Sampaio Corrêa, a Raposa estabeleceu um novo recorde de público no Mineirão na temporada atual, com 58.397 torcedores.

Compromisso com o Cruzeiro

No mês de maio, durante conversa com a Rádio 98 FM, o técnico da Raposa também revelou uma proposta de outro time que disputa a competição mais importante do continente.

“Tive a oportunidade de estar em outro clube, ganhando mais e na Libertadores. Teve proposta na mesa. E escolhi o Cruzeiro, primeiro pelo projeto, segundo por estar muito alinhado ao [meu] modelo de jogo, que para mim é muito importante como treinador”, explicou.

Já em entrevista recente ao ge, o uruguaio assegurou que não enxerga apenas o lado financeiro nas propostas de fora. “Paulo Pezzolano não pensa só em dinheiro. Para ir embora, tem que vir muito mais que dinheiro”.

Porém, o treinador manteve os pés no chão, se esquivando de promessas e ilusões à torcida. “Hoje, penso no dia a dia, penso no próximo jogo (…). Mas gosto de ser sincero. Falar que não vou sair do Cruzeiro e, de repente, em um mês você está fora. Penso no dia a dia, tenho que seguir melhorando, também tem a minha família, tenho três filhos. Não posso falhar com eles, com o futuro deles”, completou.

‘Fraco, paneleiro’

Buscando reduzir o interesse de outros times no técnico, a torcida do Cruzeiro achou uma “solução” inusitada. Atualmente, muitos usuários “cornetam” o uruguaio nas redes sociais, com diversos xingamentos: “fraco”, “paneleiro”, “inventa demais”. Até mesmo estatísticas falsas foram postadas pelos mais criativos.

Até mesmo o goleiro Rafael Cabral entrou na onda, que já é conhecida pelo próprio Paulo Pezzolano. Em entrevista recente ao UOL Esporte, o comandante brincou: “Hoje trabalhamos aqui no Cruzeiro e também queremos o melhor, então se o melhor é falar mal do treinador, então vamos embora e falar mal do treinador, pois é verdade. Pode falar tranquilamente, não tem problema”.

Então, pode-se dizer que o bom humor do técnico também conquistou a torcida celeste, que está cada vez mais “Pezzolanizada” e esperançosa com o bom desempenho geral da equipe.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!