Vídeo mostra momento em que dique de mina da Vallourec transborda em Nova Lima

Dique de contenção da Vallourec que vazou para a BR-040
Desvio na BR-040 ocasionou morte de cinco pessoas da mesma família (Reprodução/Redes sociais)

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento exato em que o dique de contenção da Vallourec transbordou na Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. O transbordamento ocorreu no sábado (8). No vídeo, é possível ver o instante em que a água com sedimentos toma força e começa a ultrapassar as barreiras construídas pela mineradora.

Embora parte do sistema de drenagem tenha transbordado, o Corpo de Bombeiros informou que não houve rompimento da barragem da Vallourec. O que ocorreu é que o dique de contenção não suportou o volume das chuvas no local, fazendo com que o material tomasse parte da BR-040.

“Uma estrutura de contenção de água de chuvas, um dique, ocorreu um transbordamento. A região foi afetada por uma forte chuva e, em decorrência da quantidade de água, acabou atingindo a BR-040”, detalhou o porta-voz dos bombeiros, o tenente Pedro Aihara.

Confira gravação abaixo:

BR-040 interditada por horas

Após o ocorrido, a empresa alterou o alerta na mina para o nível três – nível máximo -, sendo que o trânsito foi liberado na BR-040 apenas nessa segunda-feira (10). Até domingo (9), o trecho da rodovia estava interditado para limpeza no km 562.

Ainda segundo a concessionária regional, foram utilizados 15 equipamentos pesados e mais 40 pessoas atuaram 24h para retirar cerca de 500 metros cúbicos de material do local afetado. O trabalho foi feito em parceria com a Vallourec.

Justiça penaliza Vallourec

Depois que o dique da Vallourec transbordou, o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) determinou a suspensão das atividades da mineradora na Mina Pau Branco. A decisão foi subsequente ao pedido do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), protocolado no sábado (8).

Além disso, a empresa recebeu uma notificação do Governo de Minas prevendo o pagamento de uma multa de R$ 288.619.312,64 em virtude dos impactos ambientais gerados. A Vallourec tem o prazo de 20 dias para efetuar o pagamento ou, ainda, apresentar defesa sobre o ocorrido.

O documento ainda versou sobre as atividades relacionadas à Pilha Cachoeirinha e ao Dique Lisa, solicitando a paralisação imediata até que a mineradora prove a segurança dessas estruturas. Ao BHAZ, a Vallourec disse que recebeu a notificação nessa segunda-feira e que “está analisando o teor do documento pelas áreas técnicas”.

De acordo com o auto de infração, a empresa foi autuada por “causar intervenção de qualquer natureza que resulte em poluição, degradação ou dano aos recursos hídricos, às espécies vegetais e animais, aos ecossistemas e habitats ou ao patrimônio natural ou cultural, ou que prejudique a saúde, a segurança e o bem-estar da população”.  

Família é encontrada morta após bloqueio

Cinco pessoas da mesma família foram encontradas mortas após o bloqueio na BR-040, rodovia afetada pelo transbordamento do dique. Todas elas, três adultos e duas crianças, estavam em um carro e seguiam para o Aeroporto Internacional de Confins mas, devido ao bloqueio causado pelo transtorno na barragem da Vallourec, pegaram um caminho alternativo.

Com informações do Corpo de Bombeiros, o BHAZ confirmou a informação e ouviu o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, que é parente da família. Ao que tudo indica, as vítimas deixaram a cidade de Paulo Cândido, próximo a Viçosa, e decidiram passar por uma estrada diferente por volta das 13h25. Wesley Dias, outro parente, usou as redes sociais para relatar o desaparecimento nesse domingo (9), um dia após o transbordamento.

O Corpo de Bombeiros, então, recebeu um chamado de moradores que avistaram um corpo em Brumadinho e acionaram a corporação, horas antes da confirmação das mortes por familiares. Desde o acionamento por socorro, os bombeiros seguiram com os trabalhos de busca e encontraram todas as vítimas que estavam dentro do carro. O veículo foi soterrado pela lama após deslizamento no local, e foi parar em córrego de difícil acesso no bairro Retiro do Chalé.

A família estava em um carro Toyota Corolla, de cor prata. Os passageiros, que morreram em virtude do desvio são Geovane Vieira Ferreira, de 42 anos, Henrique Alexandrino dos Santos, de 41 anos, Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos, de 40 anos, Vitor Cardoso Alexandrino Santos, de 6 anos e Ana Alexandrino Santos, de 3 anos.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!