Moradores de BH questionam corte de árvores na Praça Raul Soares e Prefeitura explica motivo

Segundo PBH, árvores apresentavam risco de queda (Reprodução/Redes Sociais)

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) cortou três árvores da praça Raul Soares, no Centro da capital, na manhã desta sexta-feira (22). A ação foi denunciada por moradores da região pelas redes sociais. Segundo o Executivo, elas apresentavam risco iminente de queda.

O suprimento foi exposto em vídeo que circula no X, antigo Twitter. Segundo relatos, populares tentaram impedir a ação da PBH, então a Guarda Civil Municipal foi acionada.

Em nota, a Prefeitura esclareceu que as árvores foram derrubadas em detrimento da segurança no local. Elas apresentavam “raízes expostas, entradas de ‘casas de ratos’ e podridão do tronco na base”. “Os cortes foram baseados em laudos técnicos emitidos por engenheiro agrônomo e autorizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), por se tratar de uma praça que é patrimônio da cidade”, registrou.

Ainda pelo comunicado, o Executivo atentou para a previsão meteorológica da capital, que alerta para a possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento até a manhã deste sábado. Confira a nota da PBH na íntegra ao final da matéria.

Retrospecto de cortes

A ação desta sexta-feira (22) repercutiu negativamente entre os internautas alimentada pela série de cortes de árvores na Pampulha, em função da Stock Car. Na última terça-feira (19), a Prefeitura da capital interditou a avenida Rei Pelé, ao lado do Mineirão, para dar início a obras relacionadas ao evento esportivo.

Antes disso, o evento levantou polêmicas e protestos. O corte de 63 árvores para a criação do circuito e a proximidade da pista da corrida com o Hospital Veterinário da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) são dois dos pontos mais sensíveis.

Enquanto a PBH defende a geração de empregos e renda, a UFMG aponta uma série de problemas para a comunidade acadêmica. Apesar do imbróglio, a Stock Car segue encaminhada para acontecer em agosto.

Nota da PBH na íntegra

A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que nesta sexta-feira (21) foram suprimidas três árvores da Praça Raul Soares, no Centro da Capital, em razão de apresentarem risco iminente de queda.

Os cortes foram baseados em laudos técnicos emitidos por engenheiro agrônomo e autorizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), por se tratar de uma praça que é patrimônio da cidade. 

Foram suprimidos três árvores entre outras características, raízes expostas, entradas de “casas de ratos” e podridão do tronco na base. 

Vale lembrar que a previsão meteorológica alerta para a possibilidade de pancadas de chuva (50 a 70 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h até a manhã deste sábado – condição climática que favorece a queda de árvores como as suprimidas nesta sexta-feira, acarretando em riscos para a população.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!