TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Nova bandeira de BH terá referendo hoje; veja como vai funcionar

05/09/2024 às 09h07 - Atualizado em 06/10/2024 às 08h02
votação nova bandeira bh
Novo desenho foi criado pelo designer Gabriel Figueiredo (Reprodução/Gabriel Figueiredo)

Eleitores de Belo Horizonte terão duas tarefas neste domingo (6) de eleições. Além de escolherem o novo prefeito e 41 vereadores, eles também precisarão votar em um referendo sobre a mudança da bandeira da capital mineira.

Para orientar a população sobre a escolha, o Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) lançou uma campanha de esclarecimento do assunto.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/hZ-45Gpvxlo

De acordo com o TRE-MG, primeiro ocorrerá a votação para vereador. Depois, para prefeito. Em seguida, haverá a votação no referendo.  A pergunta que aparecerá na tela da urna eletrônica é “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.

As opções de resposta são:

  • 1 – SIM
  • 2 – NÃO
  • Tecla BRANCO para voto em branco
  • Qualquer número diferente de 1 e 2 para anular o voto

As imagens da bandeira atual e da proposta de nova bandeira não vão aparecer na tela da urna eletrônica. No entanto, em cada seção eleitoral, haverá um cartaz com as imagens da bandeira antiga e da proposta. Também haverá um cartaz com um QR Code para acessar uma audiodescrição das bandeiras – recurso desenvolvido para as pessoas com deficiência visual

Aprovação na Câmara

Em julho de 2023, vereadores da CMBH aprovaram o projeto de lei que propõe a mudança da bandeira da capital mineira. Hoje, o símbolo reproduz o brasão de armas da cidade, com uma coroa mural, o Sol nascendo atrás da Serra do Curral e o triângulo vermelho dos inconfidentes.

A nova bandeira foi proposta pelos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos) e foi criada pelo designer Gabriel Figueiredo. A arte é azul, representando o céu, e verde, representando a Serra do Curral, separada diagonalmente. Ao centro, está o sol de 16 pontas, como no brasão de armas de BH.

O artista responsável pelo projeto defende que “os princípios que guiam a construção de um bom brasão são muito diferentes dos que guiam a construção de uma boa bandeira”.

Para ele, enquanto a “complexidade do desenho é bem vinda nos brasões”, em uma bandeira, que deve ser identificada de longe, “a complexidade só atrapalha”. Por isso, ele resgatou alguns elementos do brasão e os “transformou” em bandeira.

Na justificativa do PL 483/23, os vereadores também ressaltaram que a bandeira de BH, hoje, consiste somente na reprodução do brasão.

“Além disso, se destaca a importância que vem ganhando na sociedade a necessidade de preservação da Serra do Curral, que caracteriza nosso Belo Horizonte Assim, finalmente estabeleceremos uma bandeira própria para BH, preservando o brasão para sua finalidade específica, e valorizaremos simbolicamente a proteção da Serra do Curral”, completam.

Previsto no art. 14 da Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 9.709/1998, o referendo, ao lado do plebiscito e da iniciativa popular, constitui instrumento para exercício da soberania popular, tratando-se de consulta formulada ao povo para decisão sobre assuntos de acentuada relevância, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

O plebiscito é convocado antes da criação da norma (ato legislativo ou administrativo), e é o povo, por meio do voto, que vai aprovar ou não a questão que lhe for submetida. Um exemplo foi o plebiscito realizado em 1993, quando a população foi consultada sobre a forma de governo que deveria ser adotada no Brasil: presidencialismo, parlamentarismo ou monarquia, vencendo o presidencialismo então em vigor.

O referendo, por sua vez, é convocado após a edição da norma, devendo o povo ratificar ou rejeitar a proposta. Foi o caso da votação sobre a proibição do comércio de armas de fogo, realizada em 2005.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.
LinkedIn

Amanda Serrano

Email: amanda.camini@bhaz.com.br

Jornalista

LinkedIn

Mais lidas do dia

Homem morre após se engasgar com pedaço de carne na Grande BH

Churrasquinho

Aposta de Ribeirão das Neves acerta a quina da Mega; veja outras cidades mineiras premiadas

mega sena bh

Comida a quilo em BH custa, em média, R$ 81,13, aponta pesquisa

concurso melhor restaurante comida a quilo do brasil

Ônibus que saiu de Minas Gerais cai em ribanceira e deixa seis mortos em SP

Idoso acusado de importunação sexual morre após dois meses internado em BH

Idoso acusado de importunação sexual morreu dois meses após ser internado por agressões que sofreu

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ