‘Início de uma trajetória histórica’: Cruzeiro comemora 29 anos do primeiro gol de Ronaldo com a camisa celeste

ronaldo cruzeiro futebol
Na década de 1990, Ronaldo marcou 56 gols em 58 jogos com a camisa do Cruzeiro (Reprodução/Twitter/@Cruzeiro + Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O Cruzeiro relembrou um registro especial acontecido do dia 5 de agosto de 1993, exatamente 29 anos atrás: o primeiro gol de Ronaldo pelo clube estrelado. A homenagem aconteceu de um jeito diferente, já que o amistoso contra o Belenenses (POR) não foi registrado em vídeo ou fotos.

O primeiro gol

No vídeo postado pelo Cruzeiro, foi feita uma reconstituição do lance a partir de animação produzida pelo site “Faz meu gol”. Além, disso o momento recebeu a narração do radialista Alberto Rodrigues (vídeo abaixo).

No jogo, Ronaldo tinha apenas 16 anos e fez o primeiro gol da Raposa no jogo, aos 38 minutos do primeiro tempo. Com outro gol de Roberto Gaúcho, o time mineiro venceu a partida por 2 a 0.

Em maio de 2022, o clube também celebrou o aniversário de 29 anos de estreia de Ronaldo como profissional. Entre 1993 e 1994, ele marcou impressionantes 56 gols em 58 jogos com a camisa do time celeste. Hoje, é sócio majoritário da Cruzeiro SAF e vem obtendo êxito na gestão do time estrelado.

Prêmios e marcas importantes

Após o Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno vestiu a camisa de PSV Eindhoven, Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan e Corinthians. Dono de uma trajetória que dispensa apresentações, ele conquistou o prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA nos anos de 1996, 1997 e 2002.

No pentacampeonato de 2002, fez os dois gols do Brasil na final contra a Alemanha e foi o artilheiro da competição. Além disso, é o terceiro maior goleador da história da Seleção Canarinho, com 62 gols. No ranking geral, o ex-atleta é superado apenas por Pelé e Neymar.

Em 2009, a revista Época considerou Ronaldo Nazário um dos 100 brasileiros mais influentes. Desde 2002, o carioca é Embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU). Nos dias atuais, o Fenômeno é empresário e sócio majoritário do time espanhol Real Valladolid e do brasileiro Cruzeiro.

Ronaldo no Cruzeiro

Durante o primeiro ano da gestão de Ronaldo, o time do Cruzeiro vem tendo resultados promissores e ocupa o G4 da Série B. Atualmente, a Raposa é líder do torneio, com 46 pontos em 63 disputados: são 14 vitórias, quatro empates e três derrotas.

Vale lembrar que de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a conquista de 67 pontos pode garantir 99.999% de chance de acesso nesta temporada (detalhes aqui). Após 21 jogos em 38 no total, decorrida pouco mais da metade do torneio, o Cruzeiro já adiantou quase 70% desse valor.

Além disso, sob o comando de Pezzolano, técnico contratado pela gestão de Ronaldo, o time celeste voltou a disputar uma final de Campeonato Mineiro pela primeira vez desde 2019. Na Copa do Brasil, a equipe conquistou uma vaga nas oitavas de final após duas temporadas de eliminações precoces.

Nessa competição nacional que soma seis títulos, o Cruzeiro de Ronaldo também bateu o próprio recorde de público do Mineirão na temporada 2022, ao levar 58.844 pessoas ao duelo contra o Fluminense.

Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Otherobeatriz.othero@bhaz.com.br

Jornalista formada pela UFMG, é colaboradora do BHAZ desde 2020. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Comentários