Manifestantes pró-Bolsonaro se reúnem na Praça da Liberdade neste feriado da Independência

manifestantes praça da liberdade bh
Manifestantes demonstraram apoio a Jair Bolsonaro durante ato na Praça da Liberdade, em BH (Asafe Alcântara/BHAZ)

Manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reúnem na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro. Desde o início da manhã, os apoiadores já promoveram momentos de orações e cantaram o hino nacional.

Muitos deles vestem roupas em cores verde e amarelo e portam bandeiras do Brasil. Um trio elétrico e um boneco de 4 metros representando o presidente da República marcam o cenário.

Manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade para expressar apoio a Bolsonaro (Asafe Alcântara/BHAZ)

Confira imagens da movimentação:

Manifestantes montaram boneco inflável de Bolsonaro na Praça da Liberdade (Asafe Alcântara/BHAZ)
Religiosos fizeram momento de oração durante manifestação na Praça da Liberdade (Asafe Alcântara/BHAZ)

Idoso passa mal

Durante o ato, um idoso de aproximadamente 80 anos passou mal e teve que ser socorrido por policiais miltitares que atuam no local. O sargento Michael Marconi, que fez a escolta dos trabalhos, relata ao BHAZ que o senhor é diabético. “Ele deu convulsão e desfaleceu no meio do público, e nós socorremos ele”.

“Nós militares socorremos ele, enquanto a família tentou pegar um carro e veio até o local socorrer o idoso”, conta Marconi. Assista ao momento em que o idoso recebeu socorro:

Alterações no trânsito

Por conta do volume de manifestantes, o entorno da Praça da Liberdade teve que ser fechado para garantir a segurança, por volta das 10h45, segundo informou a BHTrans ao BHAZ.

A empresa de transportes e trânsito está orientando as equipes de transporte público e recomenda que todos os motoristas evitem a região.

A BHTrans alerta que a Avenida Bias Fortes também pode ser interditada caso o número de manifestantes cresça.

Com isso, é recomendado que os motoristas façam o caminho pela Avenida do Contorno, pela Avenida Getúlio Vargas e pela Avenida Cristóvão Colombo.

Pesquisas eleitorais

Pesquisas Ipec e Genial/Quaest divulgadas ontem e hoje (7), respectivamente, apontam que o ex-presidente Lula (PT) segue à frente nas intenções de voto para a Presidência da República. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, vem em seguida.

Ipec

Segundo o Ipec, Lula se manteve com o mesmo percentual em comparação à última pesquisa (44%), enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo, na margem de erro (31%). O Ipec ainda indica um cenário de estabilidade na corrida à Presidência da República.

O candidato Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 8% das intenções. A senadora Simone Tebet (MDB) ficou com 4%. Os dois oscilaram um ponto percentual para cima, em relação à pesquisa anterior.

Felipe d’Avila (Novo) e Soraya Thronicke aparecem logo em seguida com 1%. Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB)Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados na pesquisa, mas não alcançaram 1% das intenções de voto cada.

Quaest

Já conforme o levantamento da Quaest, o petista tem os mesmos 44%, mas viu a vantagem sobre Bolsonaro diminuir. No levantamento da semana passada, o atual presidente tinha 32% das intenções de voto, uma vantagem de 12 pontos para Lula. Agora, com 34%, a distância entre os dois é de 10 pontos.

O candidato Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar com 7%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) ocupa o 4%. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem com 1%.

Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não pontuaram na pesquisa. Candidato pelo Pros, Marçal teve a o registro de candidatura rejeitado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!