Após Ronaldo, jogador Hulk será cidadão honorário de Minas por ‘relevantes serviços prestados’

hulk atlético jogador
Em 2022, Hulk é o jogador da Série A com mais participações em gols (Pedro Souza/Atlético)

Principal jogador do elenco atual do Galo, o atacante e ídolo Hulk receberá o título de cidadão honorário do Estado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Projeto de Resolução (PRE) 181/22, que tem como primeiro signatário o deputado Ulysses Gomes (PT), foi aprovado pelo Plenário nesta quinta-feira (23) durante Reunião Extraordinária. A solenidade de entrega da honraria ao paraibano se deve aos “relevantes serviços prestados por Minas Gerais” e será agendada em breve.

Segundo os autores da proposição, o título “é um reconhecimento por sua contribuição ao futebol mineiro, em especial, pela alegria que deu ao torcedor na campanha pelo Atlético Mineiro em 2021”. Nesta semana, foi anunciado que o empresário e ex-jogador Ronaldo também receberá a honraria da ALMG.

Discussão na ALMG

Porém, a decisão pela entrega da honraria não foi totalmente pacífica. Primeiramente, além de Ulysses, cinco deputados concordaram com a homenagem: o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PSD), Arlen Santiago (Avante), João Leite (PSDB), João Vítor Xavier (Cidadania) e Mário Henrique Caixa (PV).

Porém, os deputados Laura Serrano e Guilherme da Cunha, ambos do Novo, criticaram a entrega de prêmios fundamentados em manifestações culturais do Estado. Na visão deles, outras proposições de suposto maior interesse público não foram pauta da conversa. Em contrapartida, os outros membros da Assembleia discordaram veementemente do posicionamento dos deputados do Novo.

Conquistas e marcas de Hulk

Givanildo Vieira de Souza nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Aos 35 anos, já conquistou diversos títulos, vestiu a camisa da seleção brasileira em 57 jogos e se tornou ídolo do Atlético. Antes de voltar ao Brasil para jogar no time mineiro, o atleta que iniciou a carreira no Vitória (BA) passou por diversos clubes ao longo de Japão, Portugal, Rússia e China.

Com a camisa alvinegra, Hulk ajudou o clube a conquistar dois Campeonatos Mineiros, a Supercopa do Brasil, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Em 2022, já marcou 21 gols em 27 jogos. Ele é o atleta da Série A com mais participações em gols, segundo a plataforma de estatística esportiva SofaScore. Confira:

Lado humano

As ações impactantes do atleta não se limitam ao campo de futebol. Na semana passada, Hulk voltou à praça Rio Branco, em frente à rodoviária de Belo Horizonte, para entregar marmitas, agasalhos e cobertores a pessoas em situação de rua. Ele já havia promovido uma ação social semelhante no último dia 13 de junho.

Com o objetivo de contar sua história antes e depois da chegada ao Atlético, o jogador lançou em abril o livro “Incrível – 2021 no Galo, um ano memorável” (Número 1 Editora), junto ao jornalista Cahê Mota. “Muitas vezes as pessoas não conhecem o lado humano do jogador, e ele está neste livro”, disse o craque do Galo durante o evento de lançamento na Arena MRV (relembre aqui).

O livro pode ser adquirido por meio deste link, pelo preço de R$ 89,90.

hulk livro atlético futebol
Recentemente, o atleta lançou um livro sobre sua história e o ano histórico de 2021 no Atlético (Beatriz Kalil Othero/BHAZ)

Ronaldo

No recebimento do título, Hulk se junta a Ronaldo Nazário, que também receberá o título de cidadão honorário do Estado pela ALMG. O Projeto de Resolução (PRE) 183/22, de autoria da Mesa da Assembleia, foi aprovado pelo Plenário na manhã da última terça-feira (21) em turno único. Ainda sem data definida, a cerimônia de entrega da honraria ao Fenômeno será agendada em breve.

Destaque do pentacampeonato da Copa do Mundo da seleção brasileira em 2002, o ex-atacante de clubes como Cruzeiro, Real Madrid e Inter de Milão receberá o título devido aos “relevantes serviços prestados a Minas Gerais”. Hoje, é sócio majoritário da Cruzeiro SAF e vem obtendo êxito na gestão do time estrelado.

ronaldo cruzeiro cidadão honorário minas
Na década de 1990, Ronaldo marcou 56 gols em 58 jogos com a camisa do Cruzeiro (Reprodução/Twitter/@Cruzeiro + Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Edição: Roberth Costa
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!