Kalil comenta polêmicas do futebol mineiro e dispara contra FMF: ‘Pior federação do Brasil’

kalil fmf futebol
O prefeito criticou a Federação Mineira de Futebol (Asafe Alcântara/BHAZ + Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) comentou nesta terça-feira (15) sobre as polêmicas recentes envolvendo a FMF (Federação Mineira de Futebol). Nas últimas semanas, a arbitragem da competição vem sendo criticada sobretudo pela torcida do Cruzeiro, em função de pênaltis polêmicos a favor do Atlético durante o torneio.

“A Federação Mineira só tem inimigo. O chefe da arbitragem [o vereador Juliano Lopes, do Agir] está na Justiça contra mim e ele ganha [dinheiro] para ser o líder da oposição para bater no prefeito”, disparou Kalil.

‘Pior do Brasil’

O prefeito limitou-se a dizer que a FMF é uma instituição precária. “Aquilo ali tá dominado pela família Ferreira há 200 anos. Então, não vou falar da arbitragem do futebol mineiro, nem do chefe de arbitragem, porque ele já está me processando. É a pior federação do Brasil, só isso”, disse.

Quando perguntado sobre os pênaltis para o Atlético, Kalil preferiu estender os impactos da arbitragem para todos os times. “Foi bem, não sei, mas aí não… aí cê quer me avacalhar [risos]. Mas a federação é muito ruim, isso aí todo mundo sabe. E vai ser ruim pro Atlético, pro Cruzeiro… porque o que é ruim, vai ser ruim pra todo mundo”, afirmou.

As declarações do prefeito foram feitas após inauguração da nova sede do Centro de Saúde Ventosa, no bairro Jardim América, região Oeste de BH.

Processo

Em agosto do ano passado, o vereador e presidente da comissão de arbitragem da FMF, Juliano Lopes, disse que iria processar Alexandre Kalil. Na época, o mandatário disse que o parlamentar recebe dinheiro da FMF para se opor ao prefeito de BH no Legislativo.

“Ele ganha R$ 250 mil por ano pelo irmão do Marcelo Aro para fazer oposição”, acusou Kalil em 2021. Adriano Aro é o presidente da FMF. Ele é irmão do deputado federal Marcelo Aro (PP).

O vereador Juliano Lopes (Agir) foi acusado por Kalil de receber dinheiro da FMF (Karoline Barreto/CMBH)

Pênaltis para o Galo e polêmicas

Segundo o DataESPN, desde o início do Brasileirão 2021, o Galo lidera a lista de pênaltis a favor em todas as competições, com 21 no total. Os times nas posições seguintes possuem pouco mais da metade do time alvinegro.

No último dia 6 de março, no clássico contra o Cruzeiro, o time alvinegro teve uma penalidade duvidosa a seu favor quando a Raposa vencia o jogo por 1 a 0, na marca dos 40 minutos do 2T. Até mesmo o perfil oficial do time celeste ironizou a marcação. Hulk cobrou o pênalti e empatou para o Galo; nos acréscimos, Ademir virou a partida para 2 a 1.

Contra o Athletic, outro pênalti controverso foi marcado para o time ao final do jogo: o gol marcado por Hulk decretou a vitória do Galo. Diante da polêmica, o árbitro foi afastado pela FMF.

Último clássico foi marcado por polêmicas (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Kalil e Lula

No evento, o mandatário também comentou a declaração do ex-presidente Lula sobre uma aliança política. Kalil disse que será um prazer conversar com o pré-candidato à presidência da República.

“Vai ser um prazer conversar com todo mundo, principalmente com o presidente Lula, que está liderando as pesquisas e tem um histórico de uma posição social muito clara”, começou o prefeito. Na última quinta-feira (10), o ex-chefe do Executivo disse em entrevista à Itatiaia que pretende conversar com Kalil e “estabelecer a possibilidade de construir uma aliança política”.

Kalil no evento de inauguração da nova sede do Centro de Saúde Ventosa (Amira Hissa/PBH)
Edição: Vitor Fernandes
Beatriz Kalil Othero[email protected]

Jornalista formada pela UFMG, escreve para o BHAZ desde 2020, e atualmente, é redatora e fotógrafa do Portal. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!